sábado, 4 de abril de 2009

Saracurunando por aí!

O pedido escrito no quadro-negro foi o seguinte:


“Escrevam em uma folha separada uma história que vocês julguem importante sobre suas vidas, e/ou de pessoas importantes para vocês, e que merecem ser contadas e registradas. Ilustre sua história com uma foto da pessoa ou dos acontecimentos contados.”


Dessa proposta um universo de almas e histórias toma as mais variadas formas e cores e servem como pontapé inicial. Começa aqui um pequeno projeto, sobre uma aparente pequena comunidade, composta por aparentes pequenos sonhos, histórias, tristezas, alegrias, sorrisos, de longe sempre pequenos. Observados sem compromisso, nada além de mais uma pequena placa que anuncia mais um bairro que logo fica para trás no caminho de quem passa.


Porém, um olhar mais cuidadoso revela equivocadas tais pequenezas e ao mesmo tempo nos permite perceber uma realidade em que transbordam sentimentos e vidas que não devem ser diminuídas. Nela existem pessoas que valem a pena, que aos poucos descobrem, aprendem e nos ensinam lições em cada encontro. Lições de perseverança, carinho, coragem e vontade. E o mais importante, descobrem nelas próprias uma grandeza que por vezes nem elas sabiam ter.


Esse “blog” surge desses encontros – em sala de aula e fora dela –, da percepção de que a história não é apenas aquilo que os livros nos contam, ela é construída em seus fatos e sentidos por cada um, a cada dia e experiência vivida.


Portanto, as histórias aqui reunidas têm como objetivo apresentar as diversas significações e sentidos que cada indivíduo tem a oferecer sobre suas vidas, assim como nos ajudar a conhecer as pessoas com que convivemos, nos permitindo valorizá-los como indivíduos merecedores de nosso respeito, carinho e incentivo. E o mais importante, ajudá-las a notar que elas merecem tudo isso.

Mostrando assim que Saracuruna não apenas tem boas histórias a serem contadas e lidas, como também uma comunidade que tem muito mais valor do ela própria as vezes é capaz de perceber.

Boas leituras,
Professor Manuel Augusto Salgado Pimenta

2 comentários: